Quanto tempo demora para o Link Building fazer efeito SEO?

Quanto tempo demora para o Link Building fazer efeito SEO?

Link Building é uma estratégia fundamental para o seu blog. Entenda como fazer link building neste texto completo sobre o tema!

Por: Antônio Luiz Alves
Antônio Luiz Alves
02/10/2018

Trabalhar o SEO com perfeição requer bastante esforço, dedicação e muito estudo. Um dos pontos mais falados quando uma equipe começa a planejar uma estratégia de SEO é o Link Building. Se você não conhece nada sobre esta técnica ou quer obter mais conhecimento sobre o assunto, este post foi feito para você!

Afinal, o que é Link Building?

É um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego. Deve-se levar em consideração três pontos importantes no processo de link building: quantidade, qualidade e relevância para conquistar um melhor posicionamento no buscador. Um link serve como um voto. Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado. Os votos possuem pesos diferentes de acordo com vários fatores. Para analisar a evolução da construção de links para um site, é necessária a utilização de ferramentas especialmente desenhadas para este propósito. Essas informações são fornecidas com base em alguns sistemas, como Open Site Explorer e dos próprios buscadores como Bing e Google. É importante notar que pode existir uma quantidade indefinida de links adicionais apontados para o site, os quais não são capturados pelas ferramentas disponíveis no mercado.

Seja indicado por bons sites

Como disse anteriormente, os mecanismos do Google enxergam a relevância do site que linkou para o conteúdo. Cada site tem o seu valor, e há um boato que domínios mais antigos possuem mais mérito. Imagine que um blog qualquer, que não tem muitos acessos e conteúdo relevante, aponta para o seu site. Legal, você ganhou um backlink, porém não terá agregado muito valor. Mas se um grande portal de notícia, como por exemplo o G1 ou a Folha de São Paulo, linkar para o seu site você ganhará muitos pontos com o Google. Quanto mais links apontarem para o seu site, melhor. A quantidade é importante, mas a qualidade também não pode ser deixada de lado. Isso significa que o site estar linkado em qualquer lugar pode até ser negativo. É preciso tomar cuidado.

O meio para conseguir ser linkado por um site relevante é o conteúdo. Foque em algo de qualidade e trabalhe para ser autoridade em um assunto, assim outras páginas da internet vão usar o seu site como referência. A periodicidade também é importante, esteja ativo sempre que possível e mostre que está por dentro das tendências do seu segmento. Outra medida, é linkar diversos sites. Você publicou um conteúdo sobre alimentação saudável, pode aproveitar e citar algum outro site que tenha domínio no assunto. Essa é uma forma de chamar atenção de outros sites. Assim como o Instagram onde os usuários "trocam likes", os sites "troca links". Porém, não significa que você deve implorar para os sites te linkarem, isso deve acontecer de uma forma natural. Cuidado com os links nofollow, são links que não agregam em nada para o seu site. Fique atento também com a indexação de uma página. Caso o link estiver em sites em Flash, iFrames e outros, é impossível que os mecanismos consigam indexar.

Links internos

Além de tentar se posicionar bem em outros sites, a linkagem interna também precisa ser feita por dois motivos. O primeiro está relacionado com a estratégia de marketing de conteúdo, onde você deve fazer com que o usuário permaneça mais tempo no site e levá-lo até o ponto onde quer chegar, o topo de funil. Já o segundo, é o fato que ao linkar uma página você dá um ponto para ela e o Google enxerga isso como positivo, principalmente se o seu site é bem visto pelos mecanismos.

Foco no conteúdo

Não é difícil encontrar profissionais do Marketing Digital que dizem que apesar do Link Building ser uma estratégia importante, talvez não deva ser o foco principal. Cultivar links é importante sim, mas gerar conteúdo deveria tomar a prioridade. Saber exatamente qual é o link que causa o aumento do ranking seria ideal, de fato, mas nem sempre é possível. No fim do dia, é mais fácil medir se seu conteúdo atrai cliques do que entender o cálculo envolvido para a influência no ranking após link building e suas inúmeras variáveis.

Por: Antônio Luiz Alves
Antônio Luiz Alves
02/10/2018