Qual o conceito de Marketing Digital?
O que é Marketing Digital? Entenda o conceito e aprenda agora mesmo como fazer!
Antônio Luiz Alves
Vivemos em uma era onde todas as pessoas estão, de alguma maneira, conectadas à internet. Essa nova forma de comunicação abriu para as empresas uma diversidade de oportunidades de se conectarem aos clientes e se relacionarem de um novo jeito, rompendo os limites de horários e barreiras de localização. Diante dessas oportunidades, a internet se tornou um campo altamente competitivo, demandando das empresas novas estratégias de se destacar no meio virtual. Então surge o Marketing Digital.
Mas, O que é Marketing Digital?
É promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
O Conceito
Pode parecer muito claro, mas ao mesmo tempo é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente? Qualquer ação da minha empresa da internet caracteriza Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?
O desenvolvimento dessas estratégias e ações é feito por empresas de marketing digital de forma analítica e personalizada às necessidades e objetivos de cada cliente, como forma de otimização dos recursos web (site, e-mail, redes sociais, SEO, Links Patrocinados) para chegar aos consumidores rapidamente, de maneira relevante, personalizada e eficiente. As ações de marketing são variadas. As mais comuns são: otimização de sites (SEO), e-mail marketing e links patrocinados.
O principal objetivo do Marketing Digital é aumentar as vendas (ou fechamento de contratos / solicitações de orçamentos, etc). O processo se dá pelo aumento da visibilidade de uma empresa na internet, isto é, o crescimento no número de acessos de usuários a uma página e, consequentemente, a conversão desses acessos em negócios. Quando uma empresa não consegue atingir esse objetivo virtualmente, provavelmente ela não está desenvolvendo ações da maneira correta. Por isso, para o sucesso de uma campanha de web marketing, é importante que o trabalho seja feito por profissionais qualificados ou empresas de marketing digital.
Devido a grande importância da internet no cotidiano dos consumidores, inclusive para o próprio ato de comprar, o marketing digital tem o poder de alavancar significativamente os resultados de uma empresa. Os dois principais benefícios de se adotar ações de marketing digital são:
- Fortalecer a marca: quando uma marca é lançada na internet, é exposta a milhões de pessoas que podem visualizá-la, memoriza-la e recomendá-la. Logo, ações de marketing digital podem servir para aumentar a visibilidade de sua empresa entre os consumidores, além de criar e solidificar uma reputação positiva.
- Aumentar o número de vendas: uma vez na internet, sua empresa terá uma nova frente de atendimentos e realização de novos negócios, alcançando uma quantidade de consumidores muito maior e mais selecionada do que nas ações tradicionais de marketing. Com um público de maior qualidade, sua empresa terá muito mais possibilidades de concretizar novos negócios.
De acordo com pesquisas, o comportamento do consumidor já inclui a internet no processo de compra: mais de 90% dos consumidores pesquisam nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing) informações a respeito de um produto / serviço antes de adquiri-lo. Eles acessam o Google, digitam a pesquisa e o site mostra uma diversidade de páginas que podem responder à demanda do usuário, ordenados hierarquicamente por ordem crescente de relevância, ou seja, o primeiro resultado é o mais relevante seguindo até o último, como o menos relevante. Diante dessa situação, as principais ações de web marketing visam os critérios de ranqueamento nas páginas de resultados, construindo sites cada vez mais adaptados e responsivos às exigências de qualidade estrutural e de conteúdo, visando posicionar o site empresarial nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Tamanha importância para essas ações se dá, além da presença do consumidor nesse meio, pelo fato de mais da metade dos usuários acessarem os três primeiros resultados de pesquisa. Para gerar acessos e conversões, hoje em dia, é preciso estar bem posicionado nos ranqueamentos dos sites de busca.
Antônio Luiz Alves