O que é Google Search Console
O Google Search Console é um serviço que mostra como o Google vê o seu site. Com ela você confere as informações divulgadas sobre seu site e otimizar para obeter melhores resultados!
Antônio Luiz Alves
Você sabe para quais palavras chaves o seu site é listado no buscador e em qual posição ? Esta informação é fundamental para você entender como seus visitantes estão te encontrando, verificar se o site está sendo encontrado para os termos que você espera e mais, otimizar o seu site para melhorar os resultados para aqueles termos que ele já é encontrado.
Como o propósito do blog é ser bastante direto, não entrarei em detalhes sobre porque seu site não é listado para outras palavras, ou como melhorar o desempenho para X ou Y palavra, mas recomendo que visite nossa categoria SEO para ficar por dentro de outras dicas neste aspecto.
Mas o que é Google Search Console ou GSC?
O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Até 2015, ele se chamava Webmaster Tools ou GWT. No começo de 2018, foi repaginado e relançado em Beta, até setembro, quando foi ao ar a nova versão.
Algumas ferramentas do antigo Google Search Console não estão disponíveis no novo, mas continuam sendo acessíveis na interface anterior. É por isso (e por hábito), inclusive, que a maioria dos usuários ainda usa a versão antiga.
Apenas de todas as mudanças, sua razão de ser sempre foi a mesma: com seus relatórios e funcionalidades, ele permite que você analise o tráfego do seu site, conferindo seu desempenho em pesquisas.
Se o desempenho estiver ruim, ele oferece formas de destacar sua páginas nas pesquisas. Além disso, a ferramenta para webmasters do Google mostra o caminho para corrigir os problemas que causam a performance ruim.
Como funciona o Google Search Console
Veja, a seguir, um pequeno resumo de cada uma das funcionalidades do Google Search Console:
- Aparência de pesquisa (Search Appearance): Como o Google está lendo cada parte das páginas: títulos, descrições, imagens etc;
- Tráfego de pesquisa (Search Traffic): O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;
- Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
- Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site;
- Outros recursos adicionais: Ferramentas de testes, assistentes para negócios e muito mais.
Já está com sua conta do Google Webmaster Tools configurada? Então Vamos lá:
Passo 1: Acesse o Google Webmaster Tools no endereço https://www.google.com/webmasters/tools/;
Passo 2: Efetue seu login (è preciso ter email no Gmail);
Passo 3: E adicione o nome do seu site;
Passo 4: Clique sobre o menu TRÁFEGO DE PESQUISA e em seguida SEARCH ANALYTICS;
Passo 5: Na tela seguinte, marque as opções: cliques, impressões, CTR e posiçao. Pronto, aqui temos nosso relatório.
Analisando os Dados
Pronto, agora nós já temos o nosso relatório. Vamos analisar os dados:
Na coluna consulta nós temos o termo que foi digitado no Google e que levou o usuário até o seu site (a palavra chave)
Na coluna Cliques, nós temos o número de pessoas que clicaram no seu link e foram ao seu site, dentro do período filtrado.
Na coluna Impressões, nós temos o número de vezes que seu anúncio foi listado, mas que ninguém clicou. Quanto mais alta a posição do seu site no ranking, maior o número de cliques que ele receberá a cada impressão. Não se preocupe se você visualizar um número de impressões bem maior que o número de cliques. Mesmo sites em primeira posição, só recebem cerca de 30% dos cliques, caindo para menos de 17% já na segunda posição.
Na coluna CTR temos uma relação entre o número de impressões e cliques. Quanto maior o CTR maior o número de cliques por visualização.
E na coluna final Posição nós temos a posição que seu site aparece ( em média ) quando alguém digita por aquela palavra chave no Google.
Este relatório tão simples pode esclarecer muita coisa como por exemplo
- Puxa vida, meu site não está sendo localizado por nenhum termo importante. Está na hora de pensar no SEO.
- Meu site está aparecendo em boa posição para um produto que eu nem estou dando importância. Estou perdendo oportunidade.
- Meu site está sendo exibido para várias palavras, mas entre 3º e 20º posição. Se eu fizer um bom trabalho de SEO posso rapidamente triplicar minhas visitas.
É ou não é um relatório incrível? Agora se você viu qual a realidade do seu site mas não tem idéia de para onde seguir, consulte nosso serviço de otimização de site (SEO). Este serviço tem como objetivo fazer com que seu site possa ser encontrado por mais palavras chaves e em melhores posições, o que consequentemente, irá aumentar o número de acessos e vendas.
Dificuldades na configuração?
Se encontrou dificuldades ou não tem tempo para configurar o GSC em seu site entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo.
Realizamos instalação e configuração do serviço em 30 minutos a preços bem acessíveis.
Antônio Luiz Alves