Conheça os formatos de anúncio do Facebook
Conheça os tipos e saiba quando usar cada um deles.
Antônio Luiz Alves
Na hora de fazer um anúncio no Facebook Ads, é extremamente importante, isso no caso de você se importar de verdade com a qualidade da apresentação, que você saiba as especificações de como otimizar cada tipo de anúncio. Felizmente, aqui você encontra o passo a passo detalhado.
Você sabe para que serve cada formato de anúncio no Facebook? Quando você cria uma campanha, o primeiro passo é definir o Objetivo. Esse ponto é importante porque, dependendo do objetivo da sua campanha, você pode ter (ou não) um determinado formato de anúncio no Facebook.
Por isso, é importante você estudar baseado no tipo de anúncio que você quer fazer e qual o formato pode utilizar.
Com base nessa escolha, os formatos de anúncio no Facebook surgem para você. Porém, não é todo mundo que conhece cada formato bem definido, principalmente quem está começando essa jornada de usar o Facebook para negócios.
Primeiro, entenda o posicionamento dos tipos de anúncio no Facebook
Quando você cria um anúncio no Facebook, você precisa escolher onde ele vai aparecer: no feed de notícias ou na coluna da direita./p>
Os anúncios da coluna da direita já deixam mais claro que são anúncios, então você pode criar chamadas para ações mais diretas. Eles também possuem uma área de imagem menor, então você precisa apresentar de maneira mais direta a mensagem que quer compartilhar. A escolha da imagem é essencial para ter melhores resultados.
Já os anúncios do feed de notícias aparecem entre as publicações orgânicas que o usuário escolheu ver, páginas e perfis de amigos. Por isso é muito importante segmentar bem o público e escolher com cuidado a peça, para não parecer invasivo. Nesse modelo a área de imagem é maior, você pode colocar mais produtos, ou explicar melhor o serviço.
No feed o usuário também tem acesso às informações sociais. O Facebook informa se outros amigos interagiram com aquela publicação, ou curtiram a página da empresa.
O que não pode deixar de ter
Independente do modelo do anúncio, existem alguns pontos que não podem faltar:
Título: O título é o texto principal do anúncio, ideal ele ser curto e objetivo. Assim você consegue chamar a atenção do usuário com poucas palavras. Tente manter o título entre uma a duas linhas no máximo.
Imagem: Todos os anúncios vêm acompanhado de uma imagem. O que é ótimo, porque é mais fácil atrair clientes visualmente. Você também pode colocar texto, mas o Facebook possui uma regra que limita o alcance dos anúncios se eles ocuparem mais que 20% do espaço da imagem. Então foque em colocar só a mensagem principal, você pode usar a ferramenta gratuita do Facebook para verificar se o texto está dentro desse limite ou maior.
Texto: Aqui você pode descrever melhor o seu anúncio. Coloque informações sobre o produto, frases chamativas, apresente ao consumidor a vantagem de interagir com a sua empresa.
Call To Action: Todos os anúncios possuem a opção de adicionar uma chamada para ação. Um botão que incentiva o cliente a fazer o que você está anunciado, se cadastrar em uma Landing Page ou comprar um produto, por exemplo.
Página de destino: Cuide para que a página de destino seja clara. Se o seu anúncio é sobre uma camisa específica, por exemplo, o link deve direcionar direto para a página da camisa. Se você direcioná-lo para a página principal do site ele pode ficar perdido, e sair direto, antes de navegar.
Os principais tipos de anúncios
Agora que você já entendeu sobre a estrutura, vamos listar os tipos de anúncios no Facebook e explicar qual a melhor maneira de utilizar:
Formato de anúncio no Facebook Carrosel
Esse formato de anúncio no Facebook cria uma sequência navegável de imagens ou vídeos. Você deve ter pelo menos duas mídias para usá-lo. Ou seja, ter pelo menos duas imagens, ou pelo menos dois vídeos ou pelo menos uma imagem e um vídeo. É permitido veicular no máximo 10 conteúdos em um único anúncio.
O formato carrossel é ideal para empresas que possuem muitos produtos ou serviços. Então, se você tem uma loja de roupas, é possível fazer um anúncio com um mix de itens: uma camiseta, que combina com uma bermuda, que combina com um cinto. Assim, você mostra vários produtos em um só lugar! Esses anúncios aparecem no feed de notícias do usuário.
O formato de anúncio Carrossel é indicado para:
- Apresentar produtos específicos do seu negócio. Se você tem uma loja de calçados, pode colocar diferentes modelos no anúncio;
- Detalhar um produto. Se você tem uma confeitaria, pode colocar diferentes fotos de um bolo (o bolo inteiro, o bolo com uma fatia cortada, o recheio do bolo etc.);
- Montar uma história para seu público. Se você tem uma loja de móveis, pode criar anúncios com fotos de um cômodo. Quando o usuário deslizar para a lateral, ele visualiza o cômodo inteiro e decorado;
- Cliques para seu site: cada item do carrossel tem um link ou um botão de ação que redireciona o usuário para seu site;
- Reconhecimento da sua marca: o fato de ser um formato interativo chama a atenção dos consumidores, que muitas vezes passam a te conhecer na internet após um bom anúncio.
Especificações recomendadas do formato de anúncio Carrossel:
Use essas recomendações para que o visual do seu anúncio fique condizente com as políticas do Facebook:
- Tamanho recomendado para a imagem: 1080 x 1080 pixels;
- Proporção da imagem: 1:1;
- Texto: 90 caracteres;
- Título: 40 caracteres;
- Descrição do link: 20 caracteres;
Uma dica pra você:
Os anúncios carrossel são bem interessantes para você fazer esses testes, promover produtos diferentes e monitorar o seu consumidor para detectar tendências e aprimorar seus anúncios.
Formato de anúncio no Facebook Imagem única
Esse formato de anúncio no Facebook é o mais popular. Imagem Única é um banner contendo uma imagem e um texto. Por ser um tipo bem comum, é imprescindível que você use fotos bonitas e textos cativantes.
O formato é perfeito para quem está começando a montar as primeiras campanhas e deseja se aventurar no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
O formato de anúncio Imagem Única é indicado para:
- Por ser um formato muito popular, é indicado para todo o tipo de campanha;
- Chamar atenção para sua marca: fotos bonitas garantem isso;
- Divulgar produtos: se você tem um lançamento na sua loja, por exemplo, um anúncio de imagem única é uma maneira de mostrá-lo aos seus fãs;
- Clique para seu site: um anúncio com imagem sempre tem um link ou um botão de ação que pode redirecionar o usuário para seu site.
Especificações recomendadas do formato de anúncio Imagem Única
- Tamanho recomendado para a imagem: 1.200 x 628 pixels;
- Proporção da imagem: 1.9:1;
- Texto: 90 caracteres;
- Título: 25 caracteres;
- Descrição do link: 30 caracteres;
Uma dica pra você:
Para criar seu anúncio no Facebook, você pode selecionar fotografias salvas em seu computador. Essas fotos podem ser dos seus produtos, por exemplo, que você queira destacar na campanha.
Também é possível trabalhar com imagens que você já carregou em outros anúncios. Uma vez enviadas para a criação de campanhas, as fotos podem ser usadas em outros momentos.
Ou, a terceira opção, que é usar imagens de banco de imagens que o próprio Facebook oferece. A rede social tem uma parceria com a Shutterstock, um repositório com fotografias profissionais e de alta qualidade. Você tem acesso a essas imagens da Shutterstock gratuitamente, desde que você as utilize para fazer uma campanha de anúncios dentro do Facebook.
Formato de anúncio no Facebook Vídeo único
Vídeos são um dos conteúdos mais compartilhados e que geram maior alcance no Facebook. Optar por vídeos curtos para seu anúncio pode aumentar as chances dele ser visualizado por completo pelo seu público.
Recomenda-se passar a mensagem principal já no começo do vídeo (para fisgar a atenção dos usuários).
O formato de anúncio Vídeo Único é indicado para:
- Cativar seu público com uma história ou mensagem;
- Reconhecimento da sua marca perante seus fãs ou novos clientes;
- Alcançar pessoas que são mais propensas a prestar atenção em anúncios detalhados;
- Chamar a atenção do público direto no Feed de Notícias.
Especificações recomendadas do formato de anúncio Vídeo Único
- Formato: arquivos MOV, MP4 ou GIF;
- Resolução: no mínimo 720p;
- Tamanho do arquivo: 2,3 GB no máximo;
- Taxa de proporção recomendada: widescreen (16:9), o conteúdo central se enquadra na proporção de 2:3 para o Feed de Notícias em dispositivos portáteis;
- Texto: 90 caracteres;
- Título: 25 caracteres;
- Descrição do link: 30 caracteres;
- Facebook: 60 minutos no máximo;
- Feed do Instagram: 60 segundos no máximo.
Formato de anúncio no Facebook Apresentação multimídia
Basicamente, com esse formato, você pode trabalhar como se criasse uma apresentação de slides. Você pega uma série de imagens, no máximo 10, e vai criar uma apresentação com essas fotos como se fosse um pequeno vídeo.
Esse formato de anúncio no Facebook é recomendado para quem possui muitos produtos ou serviços, para divulgá-los em um só espaço. Por exemplo, se você tem uma imobiliária: você pode criar uma apresentação de slideshow com vários apartamentos que estão à venda.
Você pode selecionar fotografias salvas em seu computador ou trabalhar com imagens que já carregou em outros anúncios anteriormente. Também é possível usar fotos de banco de imagens que o próprio Facebook oferece, naquela parceria com a Shutterstock.
O formato de anúncio Apresentação Multimídia é indicado para:
- Chamar a atenção do seu público: vídeos, mesmo que somente com imagens, fisgam e cativam as pessoas;
- Apresentar uma série de itens: caso você tenha uma lanchonete, por exemplo, pode colocar fotos reais dos seus produtos;
- Contar uma história com imagens: caso você tenha um pet shop, você pode mostrar a sequência do banho de um animalzinho, por exemplo, no anúncio (mostrando como o procedimento é feito com cuidado e atenção);
- Pessoas que não possuem muitos recursos e querem produzir vídeos: antes de investir na produção de um vídeo, você pode testar o formato de apresentação como benchmark.
Especificações recomendadas do formato de anúncio Apresentação Multimídia
- Texto: 90 caracteres;
- Título: 25 caracteres;
- Descrição do link: 30 caracteres;
- Taxa de proporção: existem três opções: quadrado (1:1); retangular (16:9) e vertical (2:3);
- Duração da imagem: é o tempo que cada imagem pode ficar disponível no vídeo. O tempo máximo é de 5 segundos;
- Transição: escolha se o vídeo vai ter um efeito de transição ou não;
- Música: escolha uma música da base do próprio Facebook para usar em seu anúncio;
- Use imagens de alta resolução ou um arquivo de vídeo para criar uma apresentação multimídia;
- As apresentações multimídia serão executadas em loop;
- Tempo que uma apresentação de slides pode ter: 50 segundos no máximo.
Formato de anúncio no Facebook Canvas ou Experiência
Este é um formato de anúncio no Facebook imersivo. O Canvas é como se você pudesse criar toda uma experiência, como uma página inteira, dentro de um anúncio.
O Canvas somente é visualizado em dispositivos móveis.
O formato de anúncio Canvas é indicado para:
- Promover novos produtos de uma forma mais imersiva;
- Contar histórias mais notáveis para seu público;
- Criar anúncios especiais veiculados em dispositivos móveis;
- Anunciantes que exploram seus produtos de maneira criativa;
- Gerar cliques e conversões para seu site;
- Reforçar a consciência e reconhecimento de marca;
- Envolver os clientes e animá-los sobre o que você tem a oferecer.
Especificações recomendadas do formato de anúncio Canvas
Para o formato Canvas, existem duas especificações: uma para imagens e outra para vídeos, já que é um tipo de anúncio que pode ter esse mix de conteúdos:
Recomendações de imagens para Canvas
- Proporção de imagem: 1.9: 1;
- Tamanho da imagem: 1200 x 628 pixels recomendado;
- Sua imagem não pode incluir mais de 20% de texto;
- Texto: 90 caracteres recomendados;
- Título: 45 caracteres recomendados.
Recomendações de vídeo para Canvas
- Texto: 90 caracteres;
- Título: 25 caracteres;
- Descrição no feed de notícias: 30 caracteres;
- Relação de aspecto: 16: 9 ou 1: 1;
- Vídeo: Compactação de vídeo H.264, perfil alto preferido, pixels quadrados, taxa de quadros fixa, varredura progressiva;
- Áudio: Compactação de áudio AAC estéreo, 128kbps +.
Formato de anúncio no Facebook Coleção
As pessoas estão cada vez mais vidradas nos celulares e no Facebook. Então, por que não pensar em uma forma especial de atingir esse público? Foi assim que surgiu o formato Collection, ou coleção, que é indicado para lojas de varejo e comércios eletrônicos.
As coleções facilitam a descoberta e a compra de produtos, abusando de um estilo visual imersivo e envolvente. É como se você estivesse olhando a vitrine de uma loja física, mas tudo isso dentro do Facebook. Cada coleção pode conter até 50 produtos e faz com que seus clientes já possam realizar as compras direto pelo celular. O formato Collection só pode ser visualizado em dispositivos móveis.
O formato de anúncio Coleção é indicado para:
- Lojas e e-commerce apresentarem um catálogo de produtos em um só lugar;
- Fazer com que os clientes e possíveis clientes naveguem e conheçam mais itens que você comercializa;
- Direcionar o tráfego do anúncio para seu site de compras dos produtos;
- Empresas e profissionais que desejam anunciar somente no mobile: já que o formato só roda em celulares e tablets.
Especificações recomendadas do formato de anúncio coleção
- Formato: arquivos MOV, MP4 ou GIF;
- Resolução: no mínimo 720p;
- Tamanho do arquivo: 2,3 GB no máximo;
- Taxa de proporção recomendada: widescreen (16:9);
- Facebook: 60 minutos no máximo;
- Feed do Instagram: 60 segundos no máximo.
Quando falamos que um formato específico é mais indicado para um segmento, é porque na maioria dos casos funciono com nosso clientes e decidimos trazer essa experiência para você.
Mas isso não significa que você vai ter os mesmos resultados que nós tivemos, porque nosso público é diferente - talvez a segmentação que usamos foi diferente, o orçamento e por aí vai!
Cada caso é um caso! Então, o mais importante é você entender as boas práticas e como aquilo se aplicaria melhor no seu negócio. Você vai errar no meio do caminho, mas vai aprender, vai testar e, principalmente, avaliar os seus resultados para que você possa tirar uma conclusão. Porque, sem colocar à prova, não tem como saber se aquilo que você fez é melhor ou pior do que outra alternativa.
Precisa de ajuda para colocar tudo isso em prática? Entre em contato com a gente e saiba mais!
Antônio Luiz Alves